Google+ Baixando Tecnologia: Cientistas cogitam que é possível superar a velocidade da luz

sábado, 13 de outubro de 2012

Cientistas cogitam que é possível superar a velocidade da luz

Equipe de pesquisadores realizam alterações nas equações da teoria da relatividade de Einstein e sugerem a superação daquela que atualmente é considerada a máxima velocidade universal.

De acordo com a teoria da relatividade de Einstein, publicada em 1905 com base em estudos anteriores de diversos pensadores, a luz viajando no vácuo é o limite de velocidade universal. Ou seja, essa é a máxima velocidade que a humanidade conseguirá atingir com qualquer tecnologia.

Contudo, de lá para cá, inúmeros estudos tentam desbancar e provar que tal conceito pode ser superado. Recentemente, um grupo de cientistas da Universidade de Adelaide, na Austrália, publicou no periódico eletrônico Proceeding of the Royal Society uma série de fórmulas (supondo uma hipotética velocidade ilimitada) que complementariam o trabalho de Einstein.

Essa pesquisa sugere que as versões modificadas das equações originais preveem que superar a velocidade da luz é uma possibilidade teórica. Diferente da outros físicos que tentaram argumentar essa teoria por meio de recursos físicos exóticos ou massas imaginárias, esse grupo de pesquisadores acredita que o conceito possua um erro matemático.

O objetivo dessa equipe de cientistas não é desenvolver uma série de experimentos que revelem uma forma de transportar partículas pelo ar tão rápidas como a luz ou produzir um equipamento que “dobre o tempo”, permitindo as famosas fendas no espaço que estamos acostumados a ver em filmes.

O foco desse trabalho é aprimorar as equações que estruturam a teoria de tal forma que outros fenômenos físicos complexos que ainda são pouco entendidos por nós possam ser explicados — como a existência dos buracos negros. Embora o estudo possa ter um enorme impacto em toda a ciência, é válido ressaltar que ele não passa de uma “nova” teoria que não foi testada.

2 comentários:

  1. acho que tu ta mistificando muito os buracos negros, eles são apenas estrelas muito massivas que ficaram sem combustível e colapsaram, eles são muito comuns no universo.
    e a velocidade da luz não pode ser superada e nem sequer alcançada por um corpo que possua massa ( isso mesmo, um corpo que possua massa não pode chegar a velocidade da luz, a luz consegue porque ela não tem massa). Isso ocorre porque (pela equação do Einstein) quando a velocidade do corpo começa a aumentar a a energia que tu adiciona nele para dar velocidade se transforma em maça e quanto mais próxima da luz o corpo chega, mais energia se converte em massa. a unica forma seria retirar a massa do corpo (não sei como) ou arrumar um forma de gerar velocidade instantânea !!

    ResponderExcluir
  2. Meu deus, será que Thailor Rios leu a matéria?
    E os buracos negros são uma das coisas mais investigadas pela ciência hoje em dia; não só sua existência, mas também suas "leis físicas" e implicações.

    ResponderExcluir