Google+ Baixando Tecnologia: Evitando exploração de falhas

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Evitando exploração de falhas



Visão Geral
Praticamente todos os softwares já tiveram alguma vulnerabilidade de segurança e para aqueles que ainda não tiveram é só questão de tempo para que algum hacker ou estudante de tecnologia descubra a vulnerabilidade e torne-a pública. Foi pensando nisso que a Microsoft criou o EMET (Enhanced Mitigation Experience Toolkit). O EMET foi criado para reduzir a exploração das falhas de segurança utilizadas pelos hackers para obter acesso aos sistemas que tem vulnerabilidades conhecidas e as de Zero-day Attack.

Um dos grandes desafios para os usuários nos dias de hoje é manter os seus computadores atualizados e seguros e eu não estou falando aqui somente dos sistemas operacionais da Microsoft, mas de todos os outros milhares de softwares que são instalados nos computadores, como o Adobe Reader, Winzip, Firefox, Apple QuickTime, etc.

Os grandes fornecedores de softwares como a Microsoft tem disponibilizado atualizações de segurança constantemente para evitar que os seus softwares sejam explorados por hacker, porém em alguns casos essas vulnerabilidades são descobertas antes dos fabricantes e tornam-se públicas sem um aviso prévio. Quando isso acontece o software fica vulneravél ao Zero-day Attack até que uma correção seja criada e distribuída pelo fabricante. Como workaround [contornar o bug sem o resolver] você poderá utilizar o EMET para proteger o seu sistema até que uma correção seja disponibilizada.


Nota
O EMET permite forçar o uso do DEP, ASLR e SEHOP em todo o seu sistema, o qual impede que alguns erros de programação comuns resultem em vulnerabilidades exploráveis. Em nível de aplicação é possível forçar o uso do DEP, SEHOP, NullPage, HeapSpray, EAF, MandatoryASLR.

Requisitos de Sistema
O EMET suporte para os computadores executando o sistema operacional Windows cliente e servidor. Segue abaixo a lista dos sistemas operacionais suportados:

Sistema Operacional Cliente
  • Windows XP Service Pack 3 e superior
  • Windows Vista Service Pack 1 e superior
  • Windows 7 todos Service Packs
Sistema Operacional Servidor
  • Windows Server 2003 Service Pack 1 e superior
  • Windows Server 2008 todos Service Packs
  • Windows Server 2008 R2 todos Service Packs

Um comentário: