Google+ Baixando Tecnologia: Lojas que não recolherem baterias podem ser impedidas de venderem celulares em São Paulo

domingo, 13 de maio de 2012

Lojas que não recolherem baterias podem ser impedidas de venderem celulares em São Paulo

Ministério quer proibir empresas de vender aparelhos caso elas não disponibilizem pontos de coleta de baterias inutilizadas.

A venda de aparelhos de celular pode ser proibida em São Paulo. Uma ação judicial do Ministério Público de São Paulo solicita a proibição da venda de celulares caso os fabricantes não disponibilizem pontos de coleta para baterias inutilizadas dos seus próprios produtos.

A ação, que tem como autor Roberto Senise Lisboa, promotor de Justiça do Consumidor, tem como alvo as empresas LG, Nokia, Motorola e Sony Ericsson. Além de disponibilizar um ponto de coleta, o pedido requisita ainda que as empresas divulguem por meio de peças promocionais onde estão localizados os espaços pra o descarte das baterias.

A ação está em trâmite na Justiça e não há previsão de julgamento. O jornal Folha de S. Paulo entrou em contato com algumas empresas fabricantes, como a Nokia e a Samsung, mas nenhuma delas disse ter conhecimento sobre o processo. As demais empresas preferiram não se manifestar sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário