Google+ Baixando Tecnologia: março 2012

domingo, 4 de março de 2012

Re-Enable 2.0 – Quando um Vírus ataca…

Recentemente, um amigo da minha mãe que é advogado, ligou-me num domingo todo aflito que precisava de ajuda pois estava “enrascado” com problemas no computador lá do escritório. Pelas palavras dele aquilo estava com sintomas de “morte súbita”. Todo e qualquer acesso ao Painel de controlo, Gestor de tarefas, Utilitário de configuração de sistema e afins, simplesmente dava erro de caminho.
A minha primeira sugestão, para evitar perdas e tempo (pois é o que geralmente acontece) foi para que ele fizesse backups dos documentos, se não os tivesse já e formatasse ou arranjasse alguém que o formatasse. Mas surgiu um problema, diz-me ele “como faço com os certificados digitais?”
Pois, então lá lhe disse “olha traz a máquina”.
(A funcionabilidade deste programa é habilitar ferramentas vitais no qual foi danificado por virus, concerteza uma ótima solução...!)

sábado, 3 de março de 2012

SteganographX Plus – Esconda "texto" numa imagem…

A Esteganografia e a Criptografia, foram em tempos idos muito usados, para fazer passar mensagens importante, por vezes vitais, sem que o inimigo, que tivesse acesso ao meio de transporte dessa mensagem, conseguisse ver e decifrar a mensagem contida.
Ainda hoje há quem use ambas as técnicas de segurança e espionagem… se assim as podemos apelidar quando combinadas. Para perceberem como funciona, deixo uma aplicação que esconde numa imagem uma mensagem à nossa escolha e a encripta, evitando que oconteúdo caia nas mãos erradas. Chama-se SteganographX Plus.

 

Sandboxie – Programas instalados num espaço reservado

O sandboxie é uma pérola, de extrema utilidade, que já aqui tinha guardado há algum tempo e que hoje decidi trazer até ao BaixandoTecnologia.
Quando acabamos de formatar e instalar de novo o nosso sistema, este tem por norma uma performance fantástica. À medida que vamos instalando aplicações, o nosso sistema Windows torna-se mais lento, vulnerável e também mais susceptível a erros. Para salvaguardar deste tipo de situações, apresentamos o fantástico Sandboxie.


Wireless Network Watcher – Veja quem anda na sua rede

As redes sem fios têm vindo a ter um crescimento exponencial. Cada vez mais são preferidas às mais antigas redes de cabo e que limitam muito a mobilidade dentro dos espaços onde estão implementadas. Associadas a essas redes sem fios está sempre a preocupação da segurança e da utilização indevida por terceiros, devido à inexistência de barreiras físicas para conter o seu sinal e a sua propagação.
A forma mais simples de verificar se existem utilizadores não autorizados dentro dessas redes é consultar os equipamentos que dão acesso e procurar aí endereços Mac que não sejam conhecidos. Este processo pode ser trabalhoso e nem sempre é possível de realizar. Para vos ajudar nessa tarefa, surge agora uma ferramenta, o Wireless Network Watcher.



Windows Safe Mode Fixer – Resolva problemas com o Modo "F8" do Windows

Um dos problemas associados a vírus e outro tipo de malware é a alteração que estes fazem ao sistema operativo. Muitas vezes estes bloqueiam o acesso a diferentes partes do Windows para evitar que todo o mal que foi feito possa ser revertido.
Nestas situações pouco mais há a fazer que reinstalar o Windows e, por norma, perder todos os ficheiros que tínhamos guardados nessa instalação. Existem algumas ferramentas que nos permitem tentar reverter tudo o que foi feito. O Windows Safe Mode Fixer pretende ajudar-vos a garantir o acesso ao Modo de Segurança quando este está comprometido.

Antirun – Proteja o seu PC de Pen Drives envenenados

A forma que os vírus e o malware têm de entrar nos nossos computadores não tem grandes segredos. A maior parte das vezes vêm de dispositivos que ligamos às nossas máquinas e que julgamos estarem limpas de problemas. A forma de esses problemas entrarem é através da execução automática de programas especificamente designados para essa propagação, chamados pelo autorun.inf, e que nem damos conta de estarem a ser executados.
A forma mais simples de nos protegermos é bloquearmos a execução dessa execução automática. Já vos apresentámos diversas ferramentas para essa função, e agora vamos apresentar mais uma, o Antirun, que consegue também ela proteger-vos.

 

USB Disabler – Um pouco mais de segurança para o Windows

Temos dado nos últimos tempos um enfâse grande a ferramentas que permitem bloquear a execução das aplicações através dos ficheiros autorun.inf que estão alojadas nas pens ou discos USB. É uma das mais simples e básicas formas de segurança que podem implementar e assim protegerem-se contra a propagação de vírus ou malware.
Hoje apresentamos uma ferramenta ligeiramente diferente, o USB Disabler, que vai um pouco mais longe e protege o vosso computador contra acessos indesejados de pens ou discos ao vosso sistema.

A primeira entrevista de Kim Dotcom depois da prisão

O fecho do site Megaupload veio acordar o mundo da Internet para uma realidade que todos sabiam ser possível mas que todos pensavam não vir a acontecer num futuro próximo.
O site de partilha de ficheiros foi fechado e os seus fundadores e administradores foram presos e os seus bens apreendidos. Depois de um mês e meio na prisão o seu fundador, Kim Dotcom (Kim Schmitz) foi libertado e aguarda o seu julgamento em liberdade. Deu de imediato uma entrevista e podemos agora vê-la.